18 fevereiro, 2015

Carnaval do Rio

Se há coisa que adoro e que adorava ter era a experiência de ir ao Carnaval do Rio de Janeiro e desfilar na Sapucai. O desfile das escolas de samba mexe tanto comigo... Desde pequenia que vibro com o Carnaval do Rio, e o mais giro é que nunca fui lá! Acho que se for lá ainda tenho um "treco" de tal a emoção. Mesmo com um oceano no meio sempre que ouço a Bateria da escola de Samba eu deliro....





O Carnaval não só aqueles dias, para quem pensa. As escolas de samba trabalham o ano todo para montar aquele que para mim é o maior espectáculo de Mundo. E eu bem ou mal, tento acompanhar a preparação/construção do Enredo e da Grande Rio durante todo o ano. 





Como já acompanho o Carnaval do Rio a tantos anos, que já começo a conhecer bem as escolas de samba, o samba, os enredos, as musas, etc E é claro que comecei a pender mais para uma escola: a G.R.E.S Grande Rio é a uma escola do coração... Dou por mim a torcer pela escola como se do meu Benfica trata-se! Infelizmente, este ano ficámos em 3º lugar... O que significa que o pódio ainda é nosso, e que no Desfile das Campeãs lá estamos nós!

VAIIIII GRANDE RIOOOOOOOOOO




avenida mais famosa da América Latina fecha para receber o desfile. No domingo e na segunda-feira de Carnaval desfilam 12 escolas de samba (6 em cada noite), e na quarta-feira de cinzas da-se o "Apuração", ou seja, é quando é apresentado os reultados dos juris, que vão dar notas para várias categorias: Bateria, Samba, Enredo, Harmonia, Adereços, Fantasias, Comissão de Frente, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, etc. No final da "Apuração" é apresentado a tabela final das classificações, e onde é anunciada a escola campeã. Quem fica em ultimo lugar é rebaixada para a 2ª liga, e a escola vencedora da 2º liga sobe à 1º liga (Liga Especial do Samba).

A festa só termina no próximo sábado, pois as 6 primeiras classificados, voltam à Sapucai para o Desfile das Campeãs, com a Escola Campeã a fechar o desfile. 
As escolas que desfilaram neste ano pelo Grupo Especial foram: Viradouro, Mangueira, Mocidade, Vila Isabel, Salgueiro, Grande Rio, São Clemente, Portela, Beija-Flor, União da Ilha, Imperatriz e Unidos da Tijuca.













Este ano a vencedora foi a Beija-Flor com o enredo: "Um griô conta a história: Um olhar sobre a África e o despontar da Guiné Equatorial. Caminhemos sobre a trilha de nossa Felicidade". A escolha deste deve-se à herança cultural africana para o Brasil, mas o que é certo é que o tema foi considerado polémico por o país viver em ditadura. 



Sem comentários:

Enviar um comentário